Qual tipo de curso está procurando?

  • (79) 98102-0909
O crescimento do Ensino à Distância para concursos no Brasil
  • 23 de Agosto de 2014
  • 28046

O crescimento do Ensino à Distância para concursos no Brasil

No Brasil, a modalidade de ensino a distância, aproximadamente, 90% a cada ano no país. O que queremos dizer com isso é que a maioria dos alunos em diversos setores da educação (cursos técnicos, profissionalizante e superior) pode vir a superar, logo em breve, o do ensino presencial. A Educação a Distância (EaD) tem como definição principal, transmitir conhecimentos, onde professor e aluno estão separados geograficamente. Porém, com o crescimento das tecnologias educacionais, a EaD vem se modernizando e se vestindo com roupas de grife ano a ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), os cursos online deram um salto de 571% entre os anos de 2003 e 2006. O número de estudantes matriculados também teve um salto significativo: de 49 mil, em 2003, para 207 mil, em 2006, o que corresponde a um acréscimo de 315%.  Tal crescimento obteve respaldo legal por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 2006.

Funcionamento dos cursos on-line
Além dos cursos de graduação e de pós à distância, também são ofertadas outras possibilidades de formação na web: treinamentos coorporativos; cursos de idiomas, nas áreas de jornalismo, educação e, atualmente, o que vem crescendo muito, para concursos públicos. Com relação a oferta de cursos para concursos públicos a distância, a maioria das empresas opta em realizar aulas gravadas ou em tempo real, ao vivo, pela internet. Apesar de, à primeira vista, parecerem muitos simples, os cursos a distância por meio do computador e internet requerem uma estrutura bastante complexa, que engloba desde tecnologia eficiente até uma gestão competente para não deixar o aluno na mão.

Mas porque vem crescendo muito os cursos para concursos a distância? Isso, em parte, não podemos deixar de destacar, é que os professores são os mesmos de cursinhos presenciais. Ou seja, as aulas olho no olho são levadas para a tela. Com isso, toda a experiência docente influencia na hora do ensino, o que vai mudar são as técnicas de ensino, tema esse que abordaremos em um novo texto.

Um dos maiores desafios do sistema de EaD é a adaptação dos conteúdos da sala de aula tradicional para o ambiente virtual. Além disso, o curso precisa oferecer material de apoio e acompanhamento pedagógico por profissionais qualificados. As vantagens da educação à distância são inúmeras. A principal característica dos cursos on-line para concursos é dar ao aluno a oportunidade de desenvolver sua autonomia. O aluno é sujeito ativo no processo de seu aprendizado, podendo estudar na hora que desejar. Além disso, bons cursos on-line disponibilizam os mais modernos recursos multimídias e, principalmente, dão oportunidade de formação aqueles alunos que não teriam acesso a ela de outra forma. Para Elisângela Mota, aluna do Instituto Educar, portal voltado para o ensino on-line de concursos públicos,  a chance de fazer o curso e se preparar para o concurso dos sonhos, sem sair de casa, é um sonho que jamais poderia ser sonhado há anos. Hoje, segunda ela, está se tornando rotina nos grandes centros do país.

Autor: Fábio Figueirôa

Notícias

30/08/2023 11:15 - Definição de banca pode sair até sexta-feira... Ler mais

30/08/2023 10:57 - Concurso Ebserh: ministro anuncia edital para segundo semestre... Ler mais

06/02/2023 12:54 - CONCURSO PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO... Ler mais

Ajuda
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?