Educar Notícias : EAD cresce 270% no Brasil: Diretores do Cursos Educar atuam no mercado há 10 anos
em 27/03/2012 14:20:46 (2335 leituras)

Instituições públicas de ensino no país apostaram na modalidade de Educação a Distância (EAD). As privadas identificaram um novo mercado e geram grandes investimentos para Sergipe. Há, em todo o país, diversas iniciativas no escopo municipal, especialmente junto ao Governo Federal, para implantação de estrutura de acesso à Internet por parte das instituições públicas, desde o ensino básico ao superior. Em cinco anos, houve um aumento de 270% na procura por cursos não-presenciais (os chamados a distância).




Os dados foram divulgados com base no Censo da Educação Superior, de 2006, do instituto de estudos do Ministério da Educação. A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que alunos interagem recebendo e compartilhando conhecimento com professores e instituições de ensino, sem estarem necessariamente no mesmo espaço físico. Há, contudo, variações na forma e intensidade de interação. Mas é a EAD via internet, conhecida também como ensino on-line, que tem tornado a modalidade mais eficaz e atraente. Os bate-papos virtuais ou chats, contando inclusive com o uso de webcams, além dos fóruns de discussão, aproximam alunos e professores, dando rapidez e aumentando a interatividade a todos os envolvidos nesse processo. Em Sergipe, o Instituto de Ensino Educar já vem pesquisando o ensino on-line há 10 anos. A oferta de cursos à distância iniciou em 2005, por meio do Jornal Terceiro Grau, ofertando apenas um curso: Produção de Pautas em Telejornalismo. De lá pra cá, não paramos mais. Lançamos outro portal de ensino à distância e em 2008 fizemos parceria com a Faculdade Tobias Barreto e lançamos o Núcleo de Ensino a Distância da instituição. Em 2011, ganhamos corpo e lançamos nossa própria empresa: Cursos Educar.

Hoje, temos 21 cursos à distância, nível extensão universitária, e dois cursos para concursos em andamento: Caixa Econômica Federal e Magistério de Sergipe. Os recursos utilizados para a realização de cursos on-line, a exemplo de textos, áudio, vídeo e infográficos, facilitam o entendimento dos conteúdos empregados no ensino a distância, através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Dessa forma, é fundamental que os profissionais envolvidos em espaços on-line conheçam sua utilização como suporte ao ensino presencial e a distância com o apoio dos meios de comunicação, dos recursos disponíveis, dos modelos utilizados no Brasil, das ferramentas de aprendizagem, das comunicações síncronas e assíncronas disponíveis, entre outras possibilidades para docentes e instituições no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Atualmente, há vários recursos e instrumentos que podem ser utilizados na Educação a Distância, o que possibilita a expansão da informação e tem facilitado o acesso aos cursos oferecidos, ampliando assim a interação com o aluno. Destacamos aqui, os que são mais utilizados hoje: material impresso; rádio; telefone; televisão; vídeo-aula; teleconferência; CD-Rom; internet e vídeo-conferência.

Ambiente Virtual
O Moodle, como uma tecnologia digital, está sendo utilizado com grande sucesso pelo Cursos Educar. Para o coordenador do Cursos Educar, professor Fábio Figueirôa, tal modalidade de ensino está cada vez mais conquistando o seu espaço frente a uma sociedade brasileira carente de informação e conhecimento. “Com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o aluno não se sente mais tão distante assim dos colegas e do professor. Os cursos on-line, na sua grande maioria, estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem. O aluno on-line participa de fóruns, chat, comunica-se com o tutor através de e-mails ou telefone, assiste aos vídeos e ler os textos disponibilizados”, diz. Ele explica que após realizar sua matrícula, o estudante cria uma senha de acesso à sala de aula virtual, onde ele vai encontrar um moderno sistema de ensino, baseado em videoconferências, mural de recados, equipe de tutores disponíveis, enquetes interativas, artigos, exercícios de fixação, bate-papo com recursos de áudio, texto ou vídeo, conteúdo em PDF para impressão, animações em flash, biblioteca, interação dos alunos e com os professores nas atividades ao vivo, entre outros recursos. “Os alunos têm acesso a todo o conteúdo, de qualquer parte do país, sem sair de casa, e conhece a tecnologia e inovação de uma instituição de ensino genuinamente sergipana”, explica.

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
08/06/2014 15:50:00 - Curso preparatório Concurso INSS: Aulas Ao Vivo e Gravadas
23/05/2014 00:44:14 - Artigo: Ética profissional e conduta de vida
04/05/2014 02:17:07 - CURSO COMPLETO CONCURSO PM E CORPO DE BOMBEIROS DA PARAÍBA
06/04/2014 17:40:00 - CONCURSO UFS: AINDA DÁ TEMPO E ESTUDE COM AULAS AO VIVO E GRAVADAS
18/03/2014 01:10:27 - Concurso UFS: prepare-se aqui com Aulas Ao Vivo e Gravadas



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Cursos em Administração

Cursos em Direito

1º lugar geral PM Sergipe

Open in new window

Atendimento On-line