Educar Notícias : O papel das novas Tecnologias de Informação e Comunicação nos dias de hoje
em 03/08/2011 18:50:33 (9390 leituras)

Por Thatianna Freitas de Souza

Não há como falar em comunicação sem falar das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC`s. Em uma sociedade globalizada, em que tudo exige uma rapidez e deve ser feito em uma velocidade em que o agora se torna passado - e ultrapassado - em segundos, a internet tem o papel de suprir a distância, otimizar o tempo e diminuir as barreiras sócio-econômicas, possibilitando uma maior democratização ao acesso à informação.

A rede mundial de computadores tem um papel importante dentre as novas Tecnologias de comunicação. Antes do surgimento da internet, a comunicação era mais pessoal, ou seja, face a face. Hoje, basta você estar conectado para se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Antigamente, para falar com alguém era preciso ir ao encontro da pessoa, usar um telefone ou enviar uma carta. Com a internet você nem precisa sair de casa para se comunicar. Você envia um e-mail - o que é mais rápido e prático; bate papo pelo MSN instantaneamente - também é possível ver e “falar” com a outra pessoa, por mais distante que ela esteja; conversa por meio da web can; participa de alguma rede social - orkut, facebook, twitter, myspace, youtube - e interage com familiares e amigos de qualquer lugar do mundo. Até uns anos atrás nem se pensava em redes sociais, hoje, elas são sucesso em número de usuários cadastrados em todo o mundo.

Também é possível realizar várias tarefas do dia a dia - comprar produto eletrônico, ingresso para show, fazer compras do supermercado, e assim por diante. A internet possibilita realizar coisas que até então eram impensáveis antes do seu surgimento. Uma facilidade permitida não apenas utilizando o computador, mas também por meio de um aparelho celular, um tablet ou ipad. Estar conectado onde você estiver, seja por qual meio for é o grande “trunfo” do meio. Internet 3G e tecnologia wi-fi já estão disponíveis em parques, shoppings centers, praças, restaurantes, hospitais. Tudo para manter você on-line, 24 horas por dia, o dia todo.

A internet veio revolucionar não apenas a maneira de se comunicar e interagir das pessoas, mas também como as pessoas recebem e repassam informações publicadas e postadas na rede. Tudo é muito rápido e instantâneo. Inúmeras informações são publicadas diariamente e, para você acompanhar essas mudanças, é preciso estar conectado. A internet serve como um novo espaço público para divulgação de ideias, projetos, eventos, novidades, encontros, debates, informações, prestação de serviço, dentre inúmeras atividades que se pode realizar por meio dela. O importante é estar sempre acompanhando as mudanças que ela traz e manter-se bem informado e atualizado.

Além de apresentar novas formas de comunicação, também aperfeiçoa formas já existentes. Hoje é possível, por meio do celular, mandar e-mail, enviar fotos, acessar as redes sociais. Com um click, você tem inúmeras formas de se conectar com o mundo. Você pode ler as principais revistas e jornais em circulação no país; acessar um site de busca e achar uma receita nova para o jantar; marcar uma consulta no médico; reencontrar alguém que não vê faz tempo pelo facebook; comprar passagens aéreas; fazer reserva em um restaurante ou em uma balada, entre outros.

As novas tecnologias, além de modificarem a forma como as pessoas se comunicam, também modificaram a forma como as pessoas obtêm informações. Se antes era preciso ler jornal bem cedo ou esperar o telejornal à noite, hoje, basta acessar um site de notícias que está tudo lá instantaneamente, na hora do fato. Tudo está na rede. Desde o discurso da presidente do Brasil ou dos Estados Unidos até mesmo os lances de um jogo de futebol. Você pode escutar notícias pela internet, ver trailler de filme, alugar um filme. Poder utilizar o site da loja ou de um banco para fazer compras, resolver alguma dúvida, fazer pagamento. Tudo sem sair de casa. Uma comodidade e facilidade que a era digital permite.

A palavra chave da internet e das novas formas de comunicação é a interação. O internauta pode comentar uma reportagem; rever algum programa que foi ao ar e que não pode ver; compartilhar fotos, vídeos, notícias, links; criar blogs e participar de grupos de discussões. Pensando em uma maior ligação com seu público, as empresas e instituições cada vez mais aumentam seus canais de comunicação porque sabem que se alguém publicar ou fizer um comentário em alguma rede social falando que a empresa não cumpre o que divulga ou faz propaganda enganosa, por exemplo, vai haver repercussão e o que as empresas querem é ter uma imagem positiva no meio. Repercussão positiva sim, e nada melhor que utilizar a internet para valorizar a marca e trazer benefícios para a organização.

Não é apenas por meio de seus portais corporativos que as empresas se comunicam com seus clientes. Hoje em dia, não adianta ter um site se ele não possibilita uma interação com o usuário. Também já não serve apenas uma conta de e-mail como canal de comunicação entre empresa/consumidor. Por isso, cada vez mais as empresas ampliam seus canais e participam do twitter, do facebook, por exemplo. A internet possibilitou uma nova forma de consumo. Saber utilizá-la como estratégia de marketing é estar em vantagem em relação à concorrência.

Além disto, a rede se tornou uma grande aliada para a publicidade e propaganda. Um vídeo postado no youtube, por exemplo, pode ter milhões de acessos em um período de tempo curto. E se algo “bombou” na rede, pode ter certeza de que é um grande indicativo de que fará sucesso - mesmo que por apenas 5 minutos. A internet é um bom medidor para se analisar a aceitabilidade ou não de algum produto novo, para lançar alguma novidade no mercado, divulgar uma música nova e, até mesmo, ver se alguma banda vai fazer sucesso ou não. Apresentar tendências é outro ponto forte do meio.

A internet possibilita também que um número maior de pessoas tenha acesso a conteúdos e informações que não poderiam ter se não fosse por causa dela. Embora nem todos possuam uma conexão em sua residência, boa parte pode acessá-la na escola, na faculdade, no trabalho e em lans houses. Utilizar a internet para ampliar seus conhecimentos, melhorar seu trabalho e até mesmo para o lazer é uma forma de ampliar seus horizontes, aprender coisas novas e conhecer o mundo. Então, nada melhor do que saber aproveitar o que as tecnologias têm de melhor.

Thatianna Freitas de Souza é aluna do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação, Jornalista especialista em comunicação empresarial e assessoria de impresa.

Classificação: 10.00 (1 voto) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
08/06/2014 15:50:00 - Curso preparatório Concurso INSS: Aulas Ao Vivo e Gravadas
23/05/2014 00:44:14 - Artigo: Ética profissional e conduta de vida
04/05/2014 02:17:07 - CURSO COMPLETO CONCURSO PM E CORPO DE BOMBEIROS DA PARAÍBA
06/04/2014 17:40:00 - CONCURSO UFS: AINDA DÁ TEMPO E ESTUDE COM AULAS AO VIVO E GRAVADAS
18/03/2014 01:10:27 - Concurso UFS: prepare-se aqui com Aulas Ao Vivo e Gravadas



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Cursos em Administração

Cursos em Direito

1º lugar geral PM Sergipe

Open in new window

Atendimento On-line